A partir de hoje, 23 de janeiro de 2009, o Vaticano passa a contar com seu próprio canal no YouTubeTM, maior comunidade de vídeos online do mundo.
O canal, disponível no endereço www.youtube.com/vatican, transmitirá vídeos diários de noticias sobre as atividades do Papa Bento XVI e trará informações sobre o que acontece no Vaticano.
O serviço está disponível em inglês, espanhol, alemão e italiano. Para o lançamento, foram incluídos ainda alguns vídeos de discursos do Papa, dentre os quais a Mensagem e Benção de Natal e a celebração do Dia Mundial da Paz, em 1º de janeiro.
Além disso, também será abordado o impacto das novas tecnologias na comunicação, tema que escolheu para ser o tema do Dia Mundial da Comunicação Social da Igreja Católica em 2009.
“O slogan desse ano é ‘Novas tecnologias, novos relacionamentos: promovendo uma cultura de respeito, diálogo e amizade’”, explica o Monsenhor Claudio M. Celli, presidente do Conselho Pontifical de Comunicação Social.
Por sua tradição, a Igreja Católica acredita que pode levar palavras relevantes e importantes para o mundo de hoje, usando a linguagem e os meios de comunicação atuais.
O Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa, do Centro de Televisão e da Rádio do Vaticano, afirma que o lançamento do canal do Vaticano no YouTube é um exemplo real e tangível do comprometimento da Igreja no campo das novas tecnologias para atingir uma audiência global, independente de sua nacionalidade ou cultura.
A expectativa é de que a iniciativa ajude a estabelecer um canal de comunicação e relacionamento entre católicos de todo mundo, que terão acesso facilitado a informações atualizadas sobre o que está acontecendo na sua Igreja.
O Canal do Vaticano também pode servir a pessoas de outras crenças e religiões, que passam a contar com uma fonte oficial para entender as mensagens que o Papa manda para toda a humanidade. “YouTube é uma plataforma de comunicação aberta, em que usuários, instituições e produtores de conteúdo se reúnem.
Estamos honrados de o Vaticano ter nos escolhido para ser seu canal de comunicação com pessoas no mundo todo e, ao mesmo, de poder oferecer à nossa comunidade acesso às palavras do Papa sobre questões importantes no mundo hoje”, diz Henrique de Castro, diretor de vendas e soluções de mídia para a Europa do YouTube.
Os vídeos de notícias terão duração de dois minutos e serão produzidos diariamente, com base no que estiver acontecendo no Vaticano, com filmagem feita pelo Centro Televisivo do Vaticano (CTV) em conjunto com jornalistas e o time de web da Rádio Vaticano (RV).
Para a tradução para os idiomas disponíveis,, CTV-RV está trabalhando com a h2onews.org, um serviço de noticias católico, focado na vida da Igreja, que, às vezes, atua como estações mundiais de televisão católicas e agências de notícias.
H2onews também vai abrir seu próprio canal no YouTube, dedicado a vídeos de notícias sobre a comunicado católico no mundo todo. O conceito de comunidade social desenvolvido pela Igreja Católica é baseado na cooperação extensiva e incorporação de muitos pontos de vista, não apenas do Vaticano, mas também de congregações locais e outras iniciativas bem sucedidas no mundo.
O Conselho Pontifical de Comunicação Social atua como guia para promover essas parcerias.
Para saber mais sobre a história da tecnologia no Vaticano, clique em: http://docs.google.com/Doc?id=dfbhr33b_22f8n23cfk Direto da fonteRicardo BlancoComunicação do YouTube na America LatinaPara acessar o site: http://br.youtube.com/vatican
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - por http://sites.google.com/a/pressatgoogle.com/vatican/vaticano-estreia-canal-no-youtube
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - por http://sites.google.com/a/pressatgoogle.com/vatican/vaticano-estreia-canal-no-youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário